15 novembro 2009

Maçanetas e Puxadores


Mãos de Fátima

Estes tradicionais batentes que são visíveis em algumas portas mais antigas nas cidades e vilas do sul do país são o reflexo de uma tradição simbólica muito antiga com raízes nas civilizações clássicas.
Este valor atribuído à representação de uma mão decorre, provavelmente, da força simbólica deste orgão que actua muitas vezes como o tradutor por excelência das vontades e acções humanas.
É assim que a mão estendida é um amuleto que se aplica em vários contextos ao longo do tempo e em suportes diferenciados, entre os quais os batentes de uma porta.
Entre nós estes batentes são normalmente entendidos como uma herança cultural árabe/berbere que invocam Fátima, filha de Maomé, o que se reflecte na designação que lhe é atribuída – “Mãos de Fátima”.

Talismã de características essencialmente maternais e femininas, funcionando até como adorno simbólico, um elemento de delimitação protectora do espaço sagrado do lar que é associado às várias nuances do mundo feminino.




Outros puxadores













4 comentários:

  1. Como gosta de fotografia decidi fazer-lhe um desafio...
    Pena viver tão longe!!!

    Felizmente que não é só nas grandes cidades que se nota, nos últimos tempos outra dinâmica, uma outra forma de fazer cultura.
    Desta vez será em ALPIARÇA, na sua Biblioteca Municipal.

    Vou montar outra exposição de fotografia.
    A exposição procura divulgar o que vivenciei pelos caminhos da Índia. Tendo como ponto de partida a fotografia, faço uma reflexão através do tempo sobre imagens que descrevem a solidão dos povos e o significado do seu sofrimento bem como da sua alegria envolvida pela pobreza de géneros necessários à sua sobrevivência, a par da solidariedade e esperança de uma justiça digna.

    Aos poucos vou conseguindo aquilo que quero, ou seja, esta EXPOSIÇÃO está aberta aos sábados de tarde, para proporcionar às pessoas que trabalham a oportunidade de a visitar numa tarde de sábado.

    Está convidada para a inauguração no próximo sábado, dia 21 de Novembro, pelas 14h 30m.

    Conto com o apoio de todos os que me têm acompanhado ao longo deste tempo, na blogosfera.

    As suas fotos estão excelentes.

    ResponderEliminar
  2. Olá Tulipa!
    Obrigada pela tua visita ao meu blog, agradeço os teus comentários.
    Alguém que gosta do que faz e fá-lo por prazer, logo vai ser um sucesso! Pena ser tão longe! Talvés numa próxima... Votos do maior sucesso, mtas alegrias e reconhecimento por parte de tdos pelo teu trabalho! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olá, gostei das fotos e do texto...Espectacular....

    ResponderEliminar