08 novembro 2009

Santa Clara-a-Velha




Freguesia do concelho de Odemira com uma população de 780 habitantes (Censos 2001) e a área de 99,782Km2

Integrada no concelho de Odemira no início do século XIX. Antes pertencia ao concelho de Ourique e chegou a integrar os vastos domínios da Ordem de Santiago de Espada.
A povoação cresceu junto às terras férteis do vale do rio Mira, sendo a serra a sua paisagem predominante.
A agro-pecuária é a actividade predominante na freguesia, embora haja a presença de serviços e comércio. A floresta ocupa também grande parte da área da freguesia.
Santa Clara-a-Velha merece uma visita atenta e demorada. A aldeia, branca e florida, desenvolveu-se à sombra da igreja de Santa Clara de Assis, conservando o seu carácter rural. Tem também para a fonte do Azinhal, datada de 1892 e restaurada em 1995, junto da qual existe um aprazível parque de merendas.

A não perder é a barragem de Santa Clara, a quatro quilómetros da sede de freguesia.
Mandada construir pelo Estado Novo, a albufeira cobre uma área de 1986 hectares, sendo considerada uma das maiores da Europa.

Alimentada pelo rio Mira, a partir de Santa Clara a água percorre 84,9 km de canais, 50,4 km de distribuidores e 309,6 km de regadeiras.

O espelho de água de Santa Clara é dos mais fortes pontos de interesse turístico do interior do concelho de Odemira. Um passeio por este lago gigante permite observar os seus inúmeros recantos e ilhéus, quase sempre com uma paisagem de floresta como envolvência. Do paredão ou do cimo do cerro que acolhe a Pousada de Santa Clara.

Nas suas águas pode-se praticar canoagem, remo ou pesca desportiva, sendo que ali abundam o achigã, o pimpão e o lagostim. Junto da estrada de acesso à barragem, destaque para a ponte de D. Maria, ou ponte Romana, como também é conhecida.

A festa em honra da padroeira da terra, a Santa de Assis, realiza-se no segundo domingo de Agosto. No primeiro domingo de Julho, realiza-se a feira anual e festa tradicional.

A freguesia conta com dois clubes desportivos: o Sporting Clube Santaclarense e a Associação de Caçadores de Santa Clara-a-Velha.

Obs: Santa Clara-a-Velha é a terra Natal do meu pai que infelizmente já não está entre nós, mas como falava sempre com mt orgulho das suas origens, desde sempre, sabia que um dia iria conhecer e ontem proporcionou-se.